sexta-feira, 23 de agosto de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA 
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
Disciplina:Tecnologia da Informação e comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia
Componentes:NAYARA DIOGO PEREIRA DA SILVA,Márcia Lopes


COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA:
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA(SMEC)


INTRODUÇÃO
A finalidade de nossa pesquisa de campo partiu da necessidade de conhecer as ações que a coordenação de informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolve em parceria com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional(PROINFO).
  Para a realização dessa pesquisa,utilizamos transporte urbano como forma de nos locomover até o local da pesquisa,utilizamos transporte urbano como forma de nos locomover até ao local da pesquisa em referência. Utilizamos a máquina fotográfica para registrar imagens do laboratório,aplicamos questionário aberto,fizemos uso de caneta e papel, e computador para digitalizar nosso trabalho.
 A pesquisa tem como objetivo, possibilitar um entendimento prévio das ações que são desenvolvidas pela instituição a fim de constatar a importância do uso das tecnologias pelo público
alvo(professores,alunos e comunidade).


RELATÓRIO

  A coordenação de informática, está localizada no prédio da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC), situado na Avenida Via das Flores, Bairro Pricumã (Figura 1).





 



   

 Figura 1: Vista parcial da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC), 2013.

  A visita foi realizada no dia 10 de Julho de 2013 às 15:20 Hs. Fomos recebidas pelo atual coordenador de informática Naief Azulay S. El Khatab. Realizamos um conversa formal, acerca das eventuais ações desenvolvidas no âmbito tecnológico, a quem se destinam e sua importância de maneira geral. Essas ações se referem ao atendimento as escolas que possuem laboratório de informática,possibilitando que uma equipe técnica da SMEC faça a manutenção dos computadores, possibilitando um bom funcionamento dos mesmos. Os professores também podem utilizar o laboratório de informática da SMEC, com o objetivo de realizarem curso de capacitação,bem como programar uma aula com seus alunos para realizar alguma atividade. A comunidade também é atendida,podendo utilizar o laboratório com a finalidade de fazer consultas ao e-mail, sites de notícias , a fim de manterem-se atualizadas ao meio tecnológico. Diante disso,é notável a importância desse recurso tecnológico para que os usuários possam utilizá-los como ferramenta pedagógica.


 
RESUMO DA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA 2013

QUANTITATIVO DE EQUIPAMENTOS




SMEC

EQUIPAMENTOS
QUANTIDADE
COMPUTADORES
146
MONITORES
144
IMPRESSORAS
58

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

ESCOLAS COM LABORATÓRIO
48 + 02 Indígenas
ESCOLAS SEM LABORATÓRIO
11
LABORATÓRIO CCE ( NOVO)
24
LABORATÓRIO POSITIVO
26

QUANTIDADE DE COMPUTADORES DAS ESCOLAS

COMPUTADORES
Aproximadamente 1000
IMPRESSORAS
Aproximadamente 150

QUANTIDADE DE COLABORADORES

TÉCNICOS
04
TÉCNICO EM REDES
01
PROGRAMADORES
01
SECRETÁRIA
01
TOTAL
7

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SUPORTE A USUÁRIOS
MANUTENÇÃO NA REDE DE COMPUTADORES
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS
MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS
ATENDIMENTO E SUPORTE AS ESCOLAS
RECARGAS DE CARTUCHOS E TONERS
COORDENAÇÃO DO PROJETO – PROINFO INTEGRADO



Análise : Essa informações, nos permitiram entender que há uma certa demanda de escolas com laboratórios,pois existe a preocupação de inserir os alunos ao meio tecnológico como forma de ensino aprendizagem. Vale ressaltar que apesar de apenas duas escolas indígenas serem contempladas,já é considerado um avanço,pois acreditamos que os alunos terão a possibilidade de vivenciar novas metodologias de ensino e ao mesmo tempo estarão aptos a utilizarem do recurso das tenologias,promovendo sua inclusão a era digital. É interessante também destacar que as escolas com laboratórios além de receberem a manutenção de computadores,automaticamente recebem recarga de cartucho e toners,viabilizando assim um melhor atendimento.








  Vista interna do laboratório de informática da Secretária Municipal de Educação e Cultura-SMEC


Considerações Finais



Assim, além do levantamento das informações, percebemos o quanto é importante o uso das tecnologias no contexto ao qual estamos inseridos na atualidade. Onde a escola não pode ficar de fora e onde os professores devem sim, estarem aptos para se utilizarem desses recursos como apoio didático para o enriquecimento de suas aulas.
Diante de todo esse percurso realizado, consideramos de suma importância a coleta das informações, pois nos permitiram fazer uma reflexão sobre quanto é relevante o conhecimento tecnológico na atualidade,pois a atual sociedade em que vivemos, exigem-se pessoas cada vez mais qualificadas, capacitadas para o mercado de trabalho. Levando em consideração,que já não passa aos nossos olhos, uma pessoa que não viva em função dos meios tecnológicos.



REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Teresa Kátia: Blog da Disciplina TICs - PE419 - 2013.1. Disponível em: <http://www.teresakatia-disciplinatics2013-1.blogspot.com.br>. Acesso em: 11 jul. 2013.
e-mail: Naief Khatab. Dados da Coordenação de Informática-SMEC<.naief_said@hotmail.com> Sexta-feira, 2 de Agosto de 2013.
SILVA, Angela Maria Moreira. Normas para apresentação dos trabalhos técnicos-científicos da UFRR: baseadas nas normas da ABNT. Boa Vista: Editora da UFRR. 2007.






Um comentário:

  1. Olá Nayara,
    Parabéns pela postagem do Relatório!!
    Abraços,
    Profa. MSc. Teresa Kátia

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