UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
Disciplina:Tecnologia da Informação e comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia
Componentes:NAYARA DIOGO PEREIRA DA SILVA,Márcia Lopes
COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA:
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO E CULTURA(SMEC)
INTRODUÇÃO
A finalidade de nossa pesquisa de campo partiu da necessidade de
conhecer as ações que a coordenação de informática da Secretaria
Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolve em parceria com
o Programa Nacional de Tecnologia Educacional(PROINFO).
Para a realização dessa pesquisa,utilizamos transporte urbano como
forma de nos locomover até o local da pesquisa,utilizamos
transporte urbano como forma de nos locomover até ao local da
pesquisa em referência. Utilizamos a máquina fotográfica para
registrar imagens do laboratório,aplicamos questionário
aberto,fizemos uso de caneta e papel, e computador para digitalizar
nosso trabalho.
A
pesquisa tem como objetivo, possibilitar um entendimento prévio das
ações que são desenvolvidas pela instituição a fim de constatar
a importância do uso das tecnologias pelo público
alvo(professores,alunos
e comunidade).
RELATÓRIO
A coordenação de
informática, está localizada no
prédio da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC),
situado na Avenida Via das Flores, Bairro Pricumã (Figura 1).
Figura 1:
Vista parcial da Secretária Municipal de Educação e Cultura
(SMEC), 2013.
A visita foi realizada
no dia 10 de Julho de 2013 às 15:20 Hs. Fomos recebidas pelo atual
coordenador de informática Naief Azulay S. El Khatab. Realizamos um
conversa formal, acerca das eventuais ações desenvolvidas no âmbito
tecnológico, a quem se destinam e sua importância de maneira geral.
Essas ações se referem ao atendimento as escolas que possuem
laboratório de informática,possibilitando que uma equipe técnica
da SMEC faça a manutenção dos computadores, possibilitando um bom
funcionamento dos mesmos. Os professores também podem utilizar o
laboratório de informática da SMEC, com o objetivo de realizarem
curso de capacitação,bem como programar uma aula com seus alunos
para realizar alguma atividade. A comunidade também é
atendida,podendo utilizar o laboratório com a finalidade de fazer
consultas ao e-mail, sites de notícias , a fim de manterem-se
atualizadas ao meio tecnológico. Diante disso,é notável a
importância desse recurso tecnológico para que os usuários possam
utilizá-los como ferramenta pedagógica.
RESUMO DA ESTRUTURA DA
COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA 2013
QUANTITATIVO
DE EQUIPAMENTOS
SMEC
- EQUIPAMENTOSQUANTIDADECOMPUTADORES146MONITORES144IMPRESSORAS58
LABORATÓRIOS
DE INFORMÁTICA
- ESCOLAS COM LABORATÓRIO48 + 02 IndígenasESCOLAS SEM LABORATÓRIO11LABORATÓRIO CCE ( NOVO)24LABORATÓRIO POSITIVO
QUANTIDADE
DE COMPUTADORES DAS ESCOLAS
- COMPUTADORESAproximadamente 1000IMPRESSORASAproximadamente 150
QUANTIDADE
DE COLABORADORES
- TÉCNICOS04TÉCNICO EM REDES01PROGRAMADORES01SECRETÁRIA01TOTAL7
PRINCIPAIS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- SUPORTE A USUÁRIOSMANUTENÇÃO NA REDE DE COMPUTADORESELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOSMANUTENÇÃO DE COMPUTADORESMANUTENÇÃO DE IMPRESSORASATENDIMENTO E SUPORTE AS ESCOLASRECARGAS DE CARTUCHOS E TONERSCOORDENAÇÃO DO PROJETO – PROINFO INTEGRADOAnálise : Essa informações, nos permitiram entender que há uma certa demanda de escolas com laboratórios,pois existe a preocupação de inserir os alunos ao meio tecnológico como forma de ensino aprendizagem. Vale ressaltar que apesar de apenas duas escolas indígenas serem contempladas,já é considerado um avanço,pois acreditamos que os alunos terão a possibilidade de vivenciar novas metodologias de ensino e ao mesmo tempo estarão aptos a utilizarem do recurso das tenologias,promovendo sua inclusão a era digital. É interessante também destacar que as escolas com laboratórios além de receberem a manutenção de computadores,automaticamente recebem recarga de cartucho e toners,viabilizando assim um melhor atendimento.Vista interna do laboratório de informática da Secretária Municipal de Educação e Cultura-SMECConsiderações Finais
Assim, além do
levantamento das informações, percebemos o quanto é importante o
uso das tecnologias no contexto ao qual estamos inseridos na
atualidade. Onde a escola não pode ficar de fora e onde os
professores devem sim, estarem aptos para se utilizarem desses
recursos como apoio didático para o enriquecimento de suas aulas.
Diante de todo esse
percurso realizado, consideramos de
suma importância a coleta das informações, pois nos permitiram
fazer uma reflexão sobre quanto é relevante o conhecimento
tecnológico na atualidade,pois a atual sociedade em que vivemos,
exigem-se pessoas cada vez mais qualificadas, capacitadas para o
mercado de trabalho. Levando em consideração,que já não passa
aos nossos olhos, uma pessoa que não viva em função dos meios
tecnológicos.
REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Teresa Kátia: Blog da Disciplina
TICs - PE419 - 2013.1. Disponível em:
<http://www.teresakatia-disciplinatics2013-1.blogspot.com.br>.
Acesso em: 11 jul. 2013.
e-mail: Naief Khatab. Dados da Coordenação de Informática-SMEC<.naief_said@hotmail.com> Sexta-feira, 2 de Agosto de 2013.
SILVA, Angela Maria Moreira. Normas para apresentação dos trabalhos
técnicos-científicos da UFRR: baseadas nas normas da ABNT. Boa Vista:
Editora da UFRR. 2007.
Olá Nayara,
ResponderExcluirParabéns pela postagem do Relatório!!
Abraços,
Profa. MSc. Teresa Kátia